domingo, 12 de setembro de 2010

WIP - Work In Progress - GANESHA 2

 Seguindo....

 Quis fazer-la em um bom tamanho já que o espaço concebido para festa iria requerer peças que dessem boa visibilidade e fossem impactantes. Por isso a escolha do tema "Ganesha" e seguintes medidas: Altura 61 cm, Largura 65 cm e Profundidade 35 cm. As medidas são importante para se ter ideia da projeção alcançada pela peça. Também estar de acordo com o projeto, o entorno e conceito são fundamentais para que qualquer trabalho logre um mínimo de veracidade e pertinência.

A técnica escolhida foi a terracota com alguns detalhes dourados, eu próprio farei o douramento.



                                                         
                                                               Close - Antes de queimar

Close - Antes de queimar



Close - Antes de queimar



Close - Antes de queimar



  Saber o porquê de cada objeto representado. Interessante ver que o Ganesha e outros deuses vem sempre com as cabeças cobertas com aqueles turbantes escalonados, já dá uma idéia das especificidades dessas paramentas. Porquê a naja, uma cobra que para nos ocidentais tem uma certa conotação e não o lótus? A machadinha por exemplo, desde o principio era escolha certa. O mais difícil foi entender o doce, já o mudra foi mais familiar.
  No geral creio que consegui uma escultura com certa facilidade de leitura, isso por conta da aproximação. Um leitor poderá associar um objeto com um outro que já tem familiaridade e dai extrair uma simbologia. A cobra por exemplo, para nós tem um sentido,antes de tudo de cuidado. para um estudioso hindu, ou ocidental estudante da filosofia oriental no contexto retirara sentidos maiores do que um fato simplista de guardar distância de cobras. E talvés por isso mesmo.

A naja

A naja - verso

Turbante

 O doce a mim, pareceu mais de acordo que o japamala ou o laço por quanto são elementos de simbologia quase desconhecidos  para um leitor comum. Na estatuária tradicional oriental tanto o japamala quanto o laço apareçem mais vezes. Outros símbolos não consegui compreender e não compreendendo me abstive.

vasilha com doces

 Bom, feito a escolha do tema e paramentos, tinha agora que escolher entre representá-lo em pé ou sentando e sentado em qual posição. A mais de acordo me pareceu aquela em que ele toca com o pé direito o solo imaginário. O "Ganesha" como ponte, Antakarana - entre mundos ou estágios.

posição tocando o solo

 Quero dizer com tudo isso que remontei com fins específicos um mito. Muito familiar mas ao mesmo tempo, particular.
 Voltando a pergunta inicial, sim . Muitas vezes um trabalho apresentado é sem sombra de dúvidas um tratado sobre um tema e por isso muito extratificado, hermético até, mas, ainda assim mantendo séculos ou milênio depois o mesmo frescor e interesse.

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