Ganesha
Ganesha filho de Shiva e Parvati, possue o título de o "Destruidor de obstáculos" dentre outros. E a chava para o entendimento disso é o seu nome mais o reforço dado pelas companhias Buddhi (intelecto) e Siddhi, a realizadora ou sucesso ou ainda, o poder. Com tais companhias, por meio da razão o sucesso é certo.
De culto amplamente difundido na Índia e fora dela, a imagem de Ganesha é bastante agradável, e plena de sentidos ocultos que embora a mostra estão velados. O velar/desvelando. Resulta dai em uma escultura muito impactante.
A minha versão recaiu sobre uma imaginária do Senhor Ganapati já adulto que está mais de acordo com o ambiente a qual se destina - Lounge de Festas - do arquiteto Daniel Almeida na Mostra Ambientar 2010. Uma versão infantil do Ganesha seria sem dúvidas muito interessante também.
Os atributos escolhidos para a representação foram o Machado, a Naja, o Abhãya Mudrã e o doce Modaka. o atributo invariável é o mudra Abhãya Mudrã. Todos os outros poderiam ser alterados, quer seja pelo lótus, Japa-mala, o laço ou muitos outros.
Lado direito com o Machado e palma com o Mudra
Lado esquerdo com a naja e a vasilha com doces.
Detalhe
Detalhe
Detalhe
Para saber mais alguns links, dentre milhares dedicados a Ganesha:
pt.wikipedia.org/wiki/Ganexa
http://www.yogalotus.com.br/ganesha.htm
http://www.omganesha.kit.net/web/simbolismo.htm
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/holismo_ganesha.htm
http://fashionbubbles.com/biblioteca/o-nascimento-de-ganesha/
Nenhum comentário:
Postar um comentário